sexta-feira, 11 de março de 2016

A carência coletiva.


Muito se tem visto nas redes sociais frases sobre relacionamentos, sobre auto-estima,etc, e preciso dizer que muitas delas fazem bastante sentido, pelo menos pra mim, são frases que dizem respeito a decepções amorosas, falam sobre esperar o melhor do outro, sobre não correr atrás, sobre esperar o que Deus tem de melhor, enfim.
Acredito que a razão para que todas essas "frases de efeito" se disseminem na internet com tanta facilidade seja o fato de que as pessoas vem realmente passando por problemas em suas vidas emocionais.
E toda essa necessidade de expor o seu momento é também um indício de que as pessoas (eu me incluo) sofrem de duas coisas: urgência emocional e apego ao passado.
Pois bem, vou explicar o que entendo por esses dois termos, vamos lá:

  1. Urgência Emocional: Necessidade de "estar bem" a qualquer custo, obrigatoriedade em ser feliz 100% do tempo, não dar espaço pra tristeza, não se permitir viver seus momentos de fragilidade, enfim... O que eu quero dizer é que hoje em dia, principalmente porque a todo tempo vemos pessoas esbanjando felicidade (será?) nas redes sociais, temos medo de sofrer, ou melhor: temos pânico. Mas eu acredito que viver a tristeza até o último fio também seja saudável, isso nos faz voltar com mais força de vontade e mais ânimo, nos faz dar mais valor aos momentos de alegria e tudo mais. A tristeza também nos engrandece, ela também tem muito a nos acrescentar. Não quero dizer que temos que ser tristes, mas se algo de ruim lhe acontecer (e isso é mais provável se você é adulto) viva a sua tristeza, viva seu momento, porque quando a felicidade chegar você saberá valorizar. Portanto, PERMITA-SE. Você é de carne, osso e CORAÇÃO.
  2. Apego ao Passado: Quem nunca? Você olha as suas fotos com o ex e pensa: "Eu era tão feliz". MALDITA NOSTALGIA! Não, você não era feliz, lembra como você se queixava de V Á R I A S coisas? Lembra como você vivia se lamentando, chorando pelos cantos, infeliz? Pois bem. Nosso cérebro tem uma certa mania de deletar as más lembranças e arquivar as boas, então você olha seu passado e pensa que ele era um mar de rosas e isso faz você achar que tomou atitudes erradas, que nunca mais vai achar ninguém tão perfeito, que você não vai encontrar alguém à altura daquela tal pessoa. ESQUECE ISSO. Você é brilhante e merece alguém que te valorize assim do jeitinho que você é, sem tirar, nem por. Sabe porque? Quem te amar não vai querer que você seja outra pessoa e eu não estou falando dos defeitos, porque esses você conhece bem e sabe onde precisa melhorar, dar aqueles ajustes, não precisa de alguém pra te criticar o tempo inteiro, apontando seus erros.
"Você precisa de alguém que te transborde", tudo bem que essa frase já virou clichê, mas já viu alguma verdade maior que essa? Eu não! Uma amiga SEMPRE, mas SEMPRE mesmo me falava que eu tinha que estar bem comigo mesma, satisfeita com a minha companhia, feliz sozinha e aí sim eu iria encontrar alguém bacana, só que eu nunca entendi o que ela queria dizer com isso. Só que.... Depois de algumas decepções amorosas, depois de quebrar a cara feio eu acordei pra vida e entendi perfeitamente o que ela queria dizer: Eu tinha medo de ficar sozinha, medo de não ter alguém pra fazer planos e isso reduzia drasticamente o meu senso criterioso para pretendentes. Aparecia um defeitinho aqui, outro defeitão ali e eu pensava "Ah, ele vai mudar", depois de muitas DRs e chorar muito nada acontecia. Muitas vezes passei por cima de princípios e valores próprios pra "caber" na vida da outra pessoa, quando na verdade não deveria ser assim. Nós temos que deixar rolar e não ficar "à procura da pessoa perfeita" e deixar acontecer, decepções fazem parte da vida mas, nunca deixe de acreditar no amor!


Beijossss
Susan Berchot

Nenhum comentário: